Quadrados de Iogurte e Cenoura


A semana que passou esteve tão quente, o calor que por cá se fez sentir obrigou a medidas de Verão!
A caneca com a água foi directa para o frigorífico, a roupa da cama foi reduzida, as janelas ficaram abertas até bem tarde, os casacos deixaram de ter uso e de repente tive a sensação que já estava em Agosto.


A rega da horta e das flores foi feita de manhã e ao fim do dia, a sombra e a maravilha do ar condicionado foram os nossos melhores amigos, por cá dizemos que o mês de Maio é maluco e tenho que concordar é que depois destes dias de calor tudo mudou, voltou a chuva, o nevoeiro e a trovoada, felizmente amanhã é Junho, o meu mês e um mês que costuma ser mais certinho que o anterior!


Estes quadrados foram feitos a pensar no desafio da Marta em que o tema deste mês são as cenouras que eu tanto gosto, e recordações não faltam, lembro-me de as comer cruas acabadas de saírem da terra, depois de lavadas claro, e o xarope de cenoura que me faziam, tão docinho, nesses dias não me importava de ter tosse.
Nestes dias de calor os meus gatitos estavam muito caseiros e quando iam para fora procuravam sempre uma sombra, umas vezes por baixo do estendal outras no meio das árvores, e foi na busca de uma sombra que a minha Cherry veio ter comigo e por lá ficou e como o espaço é de todos aqui está ela nas fotos, apresento-vos um bolinho tão bom e a minha gatinha, Cherry a fofa.

Quadrados de Iogurte e Cenoura 
receita adaptada do livro Estava Tudo Ótimo de Teresa Rebelo

  • 2 ovos 
  • 2 iogurtes naturais sem açúcar
  • 150 gramas de açúcar 
  • 60 ml de óleo de girassol
  • 100 gramas de cenoura ralada 
  • 240 gramas de farinha sem fermento
  • 1 colher de chá bem cheia de fermento em pó 
  • 1 colher de chá bem cheia de bicarbonato de sódio
  • raspa e sumo de uma laranja pequena 
  • açúcar em pó para decorar 

Pré-aquecer o forno a 180ºC.  

Forrar uma forma rectangular com papel vegetal untado com manteiga e polvilhado com farinha, reservar.  

Numa taça grande bater muito bem os ovos juntamente com o açúcar, o óleo e os iogurtes.  

Juntar à mistura anterior a raspa e o sumo da laranja e misturar. 

Envolver com ajuda de uma espátula a farinha, o fermento e o bicarbonato de sódio.

Adicionar a cenoura e misturar. 

Verter a massa na forma reservada e levar a cozer ao forno cerca de 30 minutos.

Retirar e deixar arrefecer na forma.  

Desenformar e cortar o bolo em quadrados, polvilhar com açúcar em pó. 

Bom Apetite...

7 comentários:

  1. Por muito bonitos e deliciosos que estejam esses quadrados de cenoura, hoje a estrela do teu post é mesmo a tua gata! Lindona! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Os quadrados de cenoura estão bem convidativos, mas a tua gata é uma fofura!

    ResponderEliminar
  3. Os bolinhos devem ser ótimos, mas confesso que só tenho olhos para esta linda menina, a Cherry. Um encanto.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  4. Sandra minha linda, que bom voltar a ter a tua presença à "mesa"!!
    Amei os teus quadradinhos, que ficaram de aspeto tão fofo, e certamente deliciosos.
    Confesso que tenho de seguir a linha dos comentários anteriores e dizer que, embora os teus quadrados estejam divinos, a tua Cherry rouba todas as atenções! Adoro gatos, são os meus animais de paixão, e tive já 2 gatinhas, que foram a minha companhia durante muitos anos. Adoro a sua personalidade, a sua independência, tudo. Adoro gatos ponto :)
    Obrigado pela tua participação e o teu regresso :)
    Beijinhos
    Marta

    ResponderEliminar
  5. Já tinha saudades de vir aqui ao teu cantinho,...que deliciosos quadrados,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  6. Que lindos quadrados!
    Parecem ser uma delícia :)
    E Junho é um óptimo mês sim... Eu gosto muito!
    Um mês óptimo para comer cá fora!
    A tua Cherry é linda :D
    Um beijinho

    ResponderEliminar